Fazendo a diferença

À medida que se amplia o acesso dos brasileiros ao consumo de bens industrializados, antes restrito a uma minoria privilegiada, aumentam também os desafios da conservação das florestas e dos ecossistemas nacionais. Urge dar sentido ao desenvolvimento sustentável: fazer a ligação entre a conservação dos recursos naturais e a qualidade de vida dos brasileiros e da população mundial.

O WWF-Brasil cada vez mais se dedica à conservação, com forte ligação nos contextos históricos, culturais e sociais do país. Nossa motivação é incentivar a mudança de atitude da sociedade para com o meio ambiente, de forma que compreenda a importância da conservação da natureza para o bem-estar individual e de suas famílias.

Nos últimos anos, o WWF-Brasil consolidou sua reputação no País como organização nacional autônoma, dedicada à conservação da natureza, garantindo principalmente a qualidade de vida.

Central à nossa atuação em quatro dos sete biomas nacionais - Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Amazônia – é a apropriação dos parceiros locais e regionais dos programas, garantindo a continuidade de atividades de valor agregado que incorporem a recomposição e manutenção dos ecossistemas. Na construção desses relacionamentos, levamos em consideração as peculiaridades culturais regionais, adequando os programas com base científica às diferentes realidades nacionais.

Em comum, encontramos no país lacunas nas áreas de governança, educação, aplicação e conhecimento da legislação, conhecimento de métodos para a utilização não-nociva dos serviços ambientais e ambivalência no discurso e práticas de conservação do meio ambiente no turismo. Por isso, nossos programas contêm transversalmente componentes de educação ambiental e atuação na área de política pública.

Juntei-me à equipe do WWF-Brasil em outubro. Conhecia de longe a sólida reputação da organização e da rede internacional a que pertence. Agora, chefiando esse time de gente dedicada, considero merecida a qualificação. De 2001 a 2003, trabalhamos para que o Brasil reconhecesse nossa presença. Daqui para a frente, queremos celebrar juntos a conservação ambiental como parte integrante da nossa cultura.





Denise Hamú
Secretária Geral – WWF-Brasil


 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua