agricultura e meio ambiente
 

Em 2003, o WWF-Brasil lançou as bases de um novo programa de agricultura e meio ambiente. A proposta do programa é formar e conscientizar o setor agrícola, principalmente da soja, para o aproveitamento de áreas já degradadas para o cultivo do grão, de forma a diminuir o desmatamento. Não menos importante, o programa visa A introduzir conceitos de boas práticas agrícolas, que evitam a erosão e degradação do solo e a contaminação do meio ambiente e da água por agrotóxicos, muitas vezes utilizados de maneira indevida.

O Brasil é o segundo exportador mundial de soja em grão, atrás dos Estados Unidos. A soja representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e tem hoje a mesma importância histórica dos ciclos da borracha, do açúcar e do café. Em 2002, a indústria de soja criou 5,5 milhões de empregos diretos no País.

O aumento da produção, entretanto, tem provocado efeitos devastadores no meio ambiente. O cultivo do grão em grandes unidades de produção, desenhadas para tirar vantagem de economia de escala, resulta no desmatamento, que tem como conseqüência a destruição de espécies e a perda de função de ecossistemas inteiros, além de alterar o regime de chuvas e provocar a elevação da temperatura.

O bioma mais devastado pela soja foi o Cerrado, já que o clima e o relevo da região são adequados para o cultivo da leguminosa. O Cerrado é também o habitat de metade das espécies endêmicas brasileiras e de um quarto das espécies ameaçadas do País. Pouco a pouco, a soja avança para outros biomas, como a Amazônia e o Pantanal, comprometendo ecossistemas e a biodiversidade.

Antes de lançar o Programa Agricultura e Meio Ambiente, o WWF-Brasil ouviu o setor agrícola, para saber como poderia atuar na área. Como subsídio à uma reunião de dois dias com empresários e produtores do setor, foi elaborada a publicação Avaliação de Sustentabilidade da Expansão do Cultivo da Soja para a Exportação no Brasil.

Foto: Zig Koch

 

 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua