mico 1000
 

Encorajado pelo sucesso, o WWF-Brasil lançou a campanha Mico 1000, redobrando os esforços para salvar da extinção o pequenino primata de juba dourada. Em parceria com a Turma da Mônica, de Maurício de Souza, milhares de crianças votaram pela Internet no nome do filhote número mil, o “Douradinho”.

Dois anos depois, em 2003, quando foi divulgada a nova lista vermelha de espécies ameaçadas da União Mundial para a Natureza (IUCN), o primata passou da categoria Criticamente Ameaçado de Extinção, para Ameaçado de Extinção, transformando-se no primeiro exemplo de recuperação de uma espécie ameaçada no país.

Desde o início, a principal estratégia adotada pelo WWF para ajudar no combate à extinção do primata foi a de recuperar o habitat do mico-leão-dourado: a Mata Atlântica localizada no Rio de Janeiro. Além de promover
a criação de novas áreas protegidas, foram implantados corredores de florestas nativas ligando os fragmentos isolados de mata da região, ampliando a área de forma a permitir a permanência e a reprodução do primata.

Em 1971, restavam apenas 200 exemplares da espécie. Era necessário garantir uma população mínima de 2.000 animais em um hábitat de 25 mil hectares de floresta para garantir a retirada do primata da lista dos animais ameaçados. Apoiado pelo WWF, o Projeto Mico-Leão-Dourado ajudou a criar, na região de Silva Jardim, as Reservas Biológicas de Poço das Antas e União, que abrigam as principais populações de micos-leões restantes na natureza.

A conservação da floresta, aliada a técnicas inovadoras, como a reintrodução na natureza de animais criados em cativeiro por 140 zoológicos parceiros de todo o mundo, contribuíram para o crescimento do projeto.

Como resultado direto da campanha Mico 1000, em 2002, foi declarada Área de Proteção Ambiental (APA) a Bacia do Rio São João, com 145 mil hectares. Conhecida como APA do Mico-Leão-Dourado, a nova área inclui os remanescentes de Mata Atlântica em seis municípios. Passou-se a adotar critérios para ocupação e uso do solo, de forma a inibir a degradação da floresta. Além disso, foi acelerada a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural em área próxima à reserva de Poços das Antas, totalizando 500 hectares.

 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua
 
 
 
 
 Foto: Juan Pratginestos
O Mico-Leão-Dourado é um exemplo de recuperação de uma espécie ameaçada de extinção – ele saiu da lista de “criticamente ameaçado de extinção”, mas ainda está na lista de “ameaçado de extinção”.
São necessários mais mil indivíduos para garantir a sobrevivência da espécie.