educação ambiental
 

O programa de Eduacação Ambiental do WWF-Brasil baseia-se na construção de redes de educadores ambientais vinculados a organizações parceiras em todo o país. O programa está inserido de forma transversal na maioria dos programas biomáticos da organização, atuando na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado, assim como no programa de Água.

A prática de capacitar parceiros, produzir e disseminar informações tem fortalecido as organizações de base e outras lideranças. No entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), por exemplo, onde se desenvolve o principal projeto do WWF-Brasil no Cerrado, cinco participantes capacitados nas oficinas de educação ambiental para lideranças comunitárias foram escolhidos para assumir as secretarias de Meio Ambiente ou Promoção Social dos municípios de Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Alto Paraíso.

Iniciativas como o Mapa de Ecorregiões do Brasil, lançado pelo WWF-Brasil em 2000, receberam o reconhecimento do governo. Em 2001, o Ministério da Educação (MEC) incluiu o mapa no kit básico das Oficinas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, o seu maior programa de capacitação. O Mapa foi usado como ferramenta de capacitação e formação de 3.000 agentes multiplicadores em educação ambiental de todo o País.

 

Outras atividades
e iniciativas foram:




Em 2001 encerrou-se o projeto Educador Ambiental, primeiro jornal especializado em Educação Ambiental do Brasil, em parceria com a Ecopress – agência noticiosa ambiental.


Foto: WWF-Brasil / Eduardo Mongelli


 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua
 
 
 
O Projeto Escolas Pantaneiras,
desenvolvido com o apoio do
WWF-Brasil, é considerado uma das cinco melhores iniciativas de gestão pública e cidadania do Brasil. Integrado à rede municipal de ensino de Aquidauana (MS), o projeto foi premiado pelas Fundações Getúlio Vargas e Ford.