biodversidades e áreas protegidas
 

O WWF-Brasil fez diversas análises de representatividade de paisagem e de desmatamento, mapeando as áreas prioritárias para a criação de áreas protegidas. Além da Amazônia, expandiu-se a atuação na Mata Atlântica. no Centro de todas as atividades do WWF-Brasil estão as parcerias com entidades locais, governo e setor privado.



Consórcio Amazoniar

As parcerias estão no centro do programa Amazoniar, no sudoeste da Amazônia, nos estados do Acre, Rondônia e Amazonas. Executado, a partir do final de 2003, por um consórcio de parceiros patrocinados pela Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID),
a parceria marca o início de uma nova forma de cooperação entre USAID e WWF-Brasil baseada em gerenciamento local de recursos.

Liderado pelo WWF-Brasil, o consórcio reúne outras quatro organizações não-governamentais brasileiras – CTA, SOS Amazônia, Kanindé e FSC -Brasil – e constitui uma experiência inédita na governança interinstitucional.

O objetivo do programa é promover a conservação da floresta natural amazônica e sua biodiversidade associada, enquanto beneficia comunidades pobres com o desenvolvimento de atividades de valor agregado sustentáveis. Para atingir esse objetivo, o Amazoniar adota o conceito de conexões entre floresta e comunidades, tendo como alvo o uso sustentável dos recursos naturais.


Rio de Janeiro

Em 2001, a organização ingressou numa parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade Fluminense de Energia para a revitalização do Parque Estadual da Pedra Branca, que circunda a capital do estado. Maior parque urbano do Brasil na Mata Atlântica, Pedra Branca contém 12.500 hectares de vegetação rica em jequitibás e outras espécies da Mata Atlântica, além de abrigar animais em situação de risco, como o tamanduá-de-colete e 180 tipos de aves.

A parceria do programa Amazoniar marca o início de uma nova forma de atuação da USAID no Brasil.

 

 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua