ARPA
 

Maior programa de proteção de florestas tropicais jamais lançado no planeta, o ARPA combina o estado da arte da conservação da biodiversidade com estratégias de desenvolvimento sustentável e do uso racional dos recursos naturais, com base no conhecimento científico, manejo descentralizado e na participação da população local.

Em 2003, o WWF-Brasil disponibilizou US$ 11,5 milhões ao governo brasileiro através da entidade gestora Funbio para implementar o ARPA – vêm servindo para identificar e implementar áreas de proteção integral, como parques nacionais, reservas biológicas e estações ecológicas, num total de 90 mil Km2 nos primeiros 4 anos do programa. O Programa contém também um forte componente sócio-econômico, através da declaração de reservas extrativistas e de uso sustentável num total de 90 mil Km² nos primeiros 4 anos do programa.

A parceria do WWF-Brasil com entidades locais e governos estaduais na Amazônia ajudou a declarar o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – o maior parque de floresta tropical do mundo. Lançando o ARPA, o parque foi criado pelo governo federal em 2002, como parte das ações do Programa. Situado no norte do Amapá, próximo à região de fronteira, o Parque tem área de 38,8 milhões de Km² e responde por 1% da Floresta Amazônica em território brasileiro.

Outro marco importante foi a criação do Parque Nacional Serra da Cutia, em Rondônia, com uma área de 2,8 mil Km². Localizado entre os rios Madeira e Tapajós, o parque faz fronteira com duas reservas extrativistas criadas pelo Programa, formando um conjunto de áreas protegidas, uma espécie de mosaico de diferente tipos de unidades de conservação.

Um dos maiores desafios do ARPA e da maior relevância para o WWF-Brasil é a participação e gestão das comunidades e entidades locais e regionais nas áreas protegidas declaradas pelo Programa. O WWF-Brasil vem contribuindo para as consultas públicas realizadas nos estados antes da criação das áreas. É o caso da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (AC) e do PN Serra da Cutia (RO), ambas criadas por decreto em 2002, em terras recuperadas pelo Incra e em locais definidos por estudos técnicos realizados pelo Ibama. A organização patrocinou também a consulta pública realizada para a declaração do Parque Estadual de Chandless, no Acre.

Além de patrocinar planos de manejo para os parques declarados, cursos de capacitação para técnicos do governo e da sociedade civil e oficinas de comunicação para os parceiros e a mídia atuante da Amazônia brasileira, o WWF-Brasil contribuiu, em 2003, para o ARPA com análise e estudo de áreas prioritárias para a conservação da região e defesa técnica para a criação de áreas protegidas.


 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua
 
 Fotos: WWF-Brasil/Arquivo