água
 

Em parceria com o consórcio Intermunicipal Lagos São João (RJ), o WWF-Brasil iniciou a campanha de conservação do Rio São João, área que abastece toda a região dos lagos.

Foram executadas ações de educação ambiental no rádio, na TV e em publicações para os moradores da região e turistas. Além disso, foi iniciado o monitoramento da qualidade da água do rio São João, Por meio de exames bio-físico químicos.

Este projeto foi escolhido pela rede wwf como uma das boas práticas de conservação de água no mundo.


Foto: Rebeca Kritsch

Um ato em frente ao Congresso Nacional convocou deputados
e senadores a se engajarem na defesa da água.
Foi entregue à Câmara dos Deputados uma proposta para reverter a degradação das águas no país e promover o acesso a esse bem a mais de 40 milhões de pessoas. O documento propõe a discussão da temática ambiental no Poder Público, a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos a regulamentação e implementação de leis, o atendimento às diversas demandas de uso da sociedade e garantir a integridade dos ecossistemas aquáticos que protegem
e alimentam os mananciais e rios brasileiros.




Florestas protegem água
das cidades brasileiras

O estudo Água e Cidades, uma parceria do WWF com o Banco Mundial, divulgado em 2003, mostra que mais de 30% das 105 maiores cidades do mundo, dentre elas o Rio de Janeiro e Brasília, dependem de áreas protegidas florestais para o abastecimento de água.

A pesquisa inclui dados econômicos que demonstram a importância da estratégia de proteger as florestas e como isso resulta em mais economia do que construir centros de purificação complexos para tratar a água poluída. Também foram analisadas informações sobre São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

O estudo - cujo título original é Running Pure: The importance of Forest protected areas to drinking water – compara os bons e maus exemplos ao redor do mundo e analisa em profundidade a situação de 25 cidades dentre elas o Rio de Janeiro.


 
 
 
menu
 
No rumo certo
Fazendo a diferença
Conservação
Histórico
Biomas brasileiros
Mico 1000
Arpa
Água
Uso sustentável / Econegócios
Agricultura e meio ambiente
Comércio e meio ambiente
Biodiversidade e áreas protegidas
Educação ambiental
Comunicação
Identidade nacional
Políticas ambientais
Campanhas
Parceiros técnicos do WWF-Brasil
Relações externas
Relatório financeiro
Empresas que apoiam o WWF-Brasil
Quem dirige o WWF-Brasil em 2003
Quem trabalha no WWF-Brasil
Onde o WWF atua
 
 Foto: Juan Pratginestos